> CRIATIVIDADE: CmapTools e Construção de Mapas de Conceitos

CRIATIVIDADE

sábado, janeiro 06, 2007

CmapTools e Construção de Mapas de Conceitos


1.O que são Mapas de Conceitos

Os mapas de conceitos, tendo a sua origem no movimento da teoria construtivista (Ausubel) da aprendizagem, foram usados pela primeira vez por Joseph D. Novak em 1960 para quem o mapa conceptual pode ser simultaneamente:
- um recurso de auto-aprendizagem ao dispor dos alunos ( e não só)
- um método para encontrar e explicitar significado para os materiais de estudo
- uma estratégia que estimula a organização dos materiais de estudo
De acordo com Novak (1984) os mapas conceptuais, enquanto ferramenta educacional, são uma forma de ajudar os estudantes e os educadores a ver os significados dos materiais de aprendizagem. Os mapas conceptuais têm por objectivo representar relações significativas entre os conceitos na forma de proposições. Ou seja, um mapa conceptual é um recurso de representação esquemática, através de uma estrutura bidimensional de proposições, de significados conceptuais. Podem ser usados para sintetizar informação, para consolidar informação a partir de diferentes fontes de pesquisa ou para "simplificar" a abordagem a problemas complexos. Podem, igualmente, ser utilizados para rever e refrescar a memória. A sua construção pode funcionar como uma interessante e eficaz estratégia de (auto) aprendizagem mas também pode ser utilizada como meio de avaliação. Semelhante a um fluxograma, um mapa de conceitos é também uma forma de representação ou organização do conhecimento. Contudo, vai muito para além do esquema convencional: mostrando as relações entre os conceitos, incluindo relações bidireccionais, um mapa de conceitos é constituído por nós (normalmente círculos onde se inscrevem os conceitos) e ligações ( linhas ) que representam as relações entre os conceitos, através de proposições. Um bom mapa conceptual expõe os conceitos e as proposições fundamentais numa linguagem explícita e concisa. Uma vez concluído, um mapa de conceitos é uma representação visual gráfica de como o seu autor pensa acerca de qualquer assunto ou tópico. Ou seja, representa de forma bidimensional uma certa estrutura cognitiva mostrando hierarquias e conexões entre os conceitos envolvidos.
A titulo de um exemplo simples, pode pedir-se aos alunos que transformem seguinte texto num mapa de conceitos como forma de resumo ou síntese do estudo da estrutura da população activa:
“A estrutura da população activa é composta por três sectores de actividades: o primário, o secundá­rio e o terciário. Cada um destes sectores engloba várias actividades. Ao sector primário pertencem as seguintes actividades: pesca, pecuária, agricultura, extracção mineira, silvicultura e salinicultura.
Ao sector secundário estão ligadas a indústria transformadora, a produção de energia e a constru­ção civil. Os seguros, o comércio, a administração, a saúde, o ensino, os transportes, os bancos, o turismo e os serviços pertencem ao sector terciário."
Mapa de Conceitos Correspondente ao Texto

Figura 1


2.Aplicações dos Mapas de Conceitos

Pela sua natureza, os mapas conceptuais, integrando princípios pedagógicos construtivistas constituem uma via interessante para a aprendizagem significativa. Assim, das múltiplas aplicações possíveis, referem-se a seguir alguns exemplos.

2.1Exploração do que os alunos já sabem
Do ponto de vista pedagógico e numa perspectiva construtivista, o conhecimento do "ponto de partida conceptual" facilitará o processo de aprendizagem. Evocando Ausubel, "o factor mais importante que influencia a aprendizagem é o que o aluno já sabe". Ora os mapas de conceitos constituem um excelente recurso para explorar e valorizar o que os alunos já sabem.

2.2.Roteiro de aprendizagem
Mostrando relações entre significados, tal como um mapa de estradas ou roteiro de viagem mostra a relação entre lugares, os mapas de conceitos são igualmente úteis enquanto suporte ao traçado de roteiros de aprendizagem. Recorrendo à mesma metáfora, é possível obter roteiros de aprendizagem a diferentes escalas, construindo mapas de conceitos gerais (abrangentes) e mapas de conceitos de pormenor.

2.3.Preparação de trabalhos escritos ou de exposições orais
Organizar ideias e comunicá-las não é para a maioria dos alunos uma tarefa fácil. A elaboração de mapas conceptuais ajuda a ultrapassar dificuldades na "relação com a folha em branco". As mensagens orais ou escritas são sequências lineares de ideias, conceitos e proposições, ao contrário da forma como a mente humana organiza o conhecimento, que obedece muito mais a uma estrutura hierárquica, associativa (hipertextual). Cada vez que produzimos uma mensagem escrita ou oral temos de transformar/adaptar a hierarquia de significados da nossa mente para a expressarmos de forma linear. Os mapas conceptuais podem de facto ajudar nesse processo de transformação psico-linguística.

2.4.Extracção dos significados dos livros de texto (ou artigos de jornais e revista)
Os mapas conceptuais podem ser de grande utilidade na compreensão de livros de texto escolares mas também na compreensão e interpretação de obras literárias ou mesmo de artigos de jornais e revistas.

2.5.Extracção dos significados de trabalhos de laboratório e trabalhos de campo
Os mapas conceptuais como ponto de partida preparatório e/ou como síntese posterior podem contribuir para que os estudantes não só adquiram conhecimentos significativos a partir das experiências de campo, como os ajudam a ter atitudes positivas e a agirem de forma adequada durante a experiência e depois dela.

3.Informática e construção de mapas de conceitos

O mapa de conceitos anteriormente exposto na figura 1 foi construído utilizando a aplicação informática CmapTools que se encontra disponível para download em:


http://cmap.ihmc.us/download/index.php


Esta ferramenta informatica é muito simples de usar permitindo construir rapidamente um mapa conceptual.Para obter informação sobre a utilização do cmapTools pode consultar-se o endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm onde se encontra um tutorial sobre este programa informático.

Eduardo