Fumo Branco II

Caros Colegas:
A partir do dia 8 de Novembro poderão começar a requisitar os computadores portáteis para utilizar com as turmas envolvidas no nosso projecto. Para a requisição dos computadores deverão preencher uma requisição das que já existem na escola. Relembro que essa requisição deverá ser feita com um mínimo de 24 horas de antecedência.
Uma vez que se vão iniciar as actividades com as turmas, será de todo conveniente que leiam com atenção o regulamento do nosso projecto que se encontra publicado no blog do CRIE e que se encontra em suporte de papel no dossier do projecto, na sala dos professores juntamente com os dossiers de departamento. O regulamento também se encontra na bolsa do Vosso computador.
Quando utilizarem computadores os alunos deverão preencher uma folha de registo de actividades, que se encontra no armário de transporte dos computadores portáteis, com vista a efectuar um controlo das actividades desenvolvidas e a fazer um tratamento estatístico da utilização dos computadores. Essa folha de registo deverá no final de cada aula ser colocada no dossier do CRIE, no separador “registo de actividades”.
Relembro também aos meus caros colegas que deverão colocar no dossier do CRIE, no separador “planificações”, a planificação de actividades a desenvolver com as turmas e ainda entregar uma cópia aos respectivos Directores de Turma, tendo em vista integrar as actividades nos projectos curriculares das turmas envolvidas.
Os computadores deverão ser usados sem baterias, para não as danificar. Só deverão ser usadas as baterias em situações excepcionais. Se por ventura o nível de carga estiver bastante baixo deverão comunicar ao funcionário do piso, através de um impresso para o efeito, o número dos computadores que se encontram com carga baixa nas respectivas baterias, para que o mesmo funcionário proceda ao seu carregamento. Cada bateria tem um número que corresponde ao número do respectivo computador, não devendo em situação alguma, ser trocada para uso num computador que não corresponda ao número da bateria.
Cada computador deverá ser partilhado por um grupo de dois alunos e estes deverão utilizar sempre o mesmo computador de acordo com a disposição que se encontra na ficha de registo de actividades. Para o efeito cada portátil tem um número que permitirá a cada grupo de alunos identificar o seu computador.
Durante o trabalho, a primeira coisa a fazer será criar uma pasta nos “meus documentos” com o nome da disciplina dentro da conta da respectiva turma, podendo depois criar-se várias sub-pastas dentro da pasta principal, caso o trabalho a desenvolver o justifique. Estas pastas servirão para guardar o trabalho desenvolvido pelos alunos. Em situação alguma se deverá permitir aos alunos a guarda dos trabalhos de forma aleatória dentro da pasta os “meus documentos”.Compreenderão os colegas que devemos todos contribuir para a arrumação dos ficheiros, tal como contribuímos para a arrumação e asseio das salas de aula.
No início da aula, o Professor deverá distribuir os computadores e os ratos aos alunos, alertando-os para os manusearem com o devido cuidado e responsabilizando-os pelos danos o equipamento possa sofrer por uso inadequado. Cada rato tem um número que permite identificar o computador no qual deve ser usado. Dado que os ratos têm um fio extensível os professores deverão alertar os alunos para terem cuidado na sua utilização, tendo em vista não danificar o mecanismo que permite o enrolamento do fio.
Na ligação dos portáteis à corrente eléctrica os alunos deverão ser alertados para o fazerem com cuidado para não haver perigo de choque eléctrico.
Os cabos de alimentação contêm uma fita de velcro que não deverá ser desenrolada pretendendo-se desta forma, evitar o prolongamento de fios eléctricos na sala de aula.
Cinco a dez minutos antes de tocar para a saída, o professor ordenará aos alunos a guarda dos trabalhos realizados e o arrumo atempado e calmo do material informático na forma encontrada antes da sua utilização. Esta regra é essencial para que se faça tudo com calma e com tempo contribuindo-se dessa forma para evitar a pressa “normal “ dos alunos para sair da sala de aula e por conseguinte evitar danos nos equipamentos informáticos.
O armário que transporta o equipamento informático contem etiquetas que permitem identificar os locais onde deve ser colocado esse equipamento.
No que concerne à plataforma Moodle, ainda é necessário configurá-la. A nossa colega Carla Cardoso, Coordenadora das TIC irá tentar faze-lo brevemente.
Lamento informar-vos que a Internet sem fios ainda está com algumas dificuldades técnicas não estando a funcionar a 100%, de vez em quando falha e aconselho por isso, a utilização da Internet para trabalho de pesquisa quando houver rede a 100%. Entretanto poderão “entreter-se” em fornecer competências básicas aos alunos no domínio da utilização dos meios informáticos. Poderão se assim o desejarem recrutar nas aulas aqueles alunos que sabem mais de informática e fazer deles vossos assistentes na ajuda aos alunos que menos sabem. Não tenham receio de haver alguns alunos que possam saber “mais “ que o professor, pois nestas coisas da informática é assim mesmo, todos devem aprender com todos, não esquecendo a filosofia construtivista subjacente ao nosso projecto.
Deveremos tentar criar um efeito de “bola de neve” que arraste cada vez mais alunos, professores, pais e funcionários, enfim toda a comunidade educativa.
Um abraço a todos e votos de um bom trabalho
Eduardo.
A partir do dia 8 de Novembro poderão começar a requisitar os computadores portáteis para utilizar com as turmas envolvidas no nosso projecto. Para a requisição dos computadores deverão preencher uma requisição das que já existem na escola. Relembro que essa requisição deverá ser feita com um mínimo de 24 horas de antecedência.
Uma vez que se vão iniciar as actividades com as turmas, será de todo conveniente que leiam com atenção o regulamento do nosso projecto que se encontra publicado no blog do CRIE e que se encontra em suporte de papel no dossier do projecto, na sala dos professores juntamente com os dossiers de departamento. O regulamento também se encontra na bolsa do Vosso computador.
Quando utilizarem computadores os alunos deverão preencher uma folha de registo de actividades, que se encontra no armário de transporte dos computadores portáteis, com vista a efectuar um controlo das actividades desenvolvidas e a fazer um tratamento estatístico da utilização dos computadores. Essa folha de registo deverá no final de cada aula ser colocada no dossier do CRIE, no separador “registo de actividades”.
Relembro também aos meus caros colegas que deverão colocar no dossier do CRIE, no separador “planificações”, a planificação de actividades a desenvolver com as turmas e ainda entregar uma cópia aos respectivos Directores de Turma, tendo em vista integrar as actividades nos projectos curriculares das turmas envolvidas.
Os computadores deverão ser usados sem baterias, para não as danificar. Só deverão ser usadas as baterias em situações excepcionais. Se por ventura o nível de carga estiver bastante baixo deverão comunicar ao funcionário do piso, através de um impresso para o efeito, o número dos computadores que se encontram com carga baixa nas respectivas baterias, para que o mesmo funcionário proceda ao seu carregamento. Cada bateria tem um número que corresponde ao número do respectivo computador, não devendo em situação alguma, ser trocada para uso num computador que não corresponda ao número da bateria.
Cada computador deverá ser partilhado por um grupo de dois alunos e estes deverão utilizar sempre o mesmo computador de acordo com a disposição que se encontra na ficha de registo de actividades. Para o efeito cada portátil tem um número que permitirá a cada grupo de alunos identificar o seu computador.
Durante o trabalho, a primeira coisa a fazer será criar uma pasta nos “meus documentos” com o nome da disciplina dentro da conta da respectiva turma, podendo depois criar-se várias sub-pastas dentro da pasta principal, caso o trabalho a desenvolver o justifique. Estas pastas servirão para guardar o trabalho desenvolvido pelos alunos. Em situação alguma se deverá permitir aos alunos a guarda dos trabalhos de forma aleatória dentro da pasta os “meus documentos”.Compreenderão os colegas que devemos todos contribuir para a arrumação dos ficheiros, tal como contribuímos para a arrumação e asseio das salas de aula.
No início da aula, o Professor deverá distribuir os computadores e os ratos aos alunos, alertando-os para os manusearem com o devido cuidado e responsabilizando-os pelos danos o equipamento possa sofrer por uso inadequado. Cada rato tem um número que permite identificar o computador no qual deve ser usado. Dado que os ratos têm um fio extensível os professores deverão alertar os alunos para terem cuidado na sua utilização, tendo em vista não danificar o mecanismo que permite o enrolamento do fio.
Na ligação dos portáteis à corrente eléctrica os alunos deverão ser alertados para o fazerem com cuidado para não haver perigo de choque eléctrico.
Os cabos de alimentação contêm uma fita de velcro que não deverá ser desenrolada pretendendo-se desta forma, evitar o prolongamento de fios eléctricos na sala de aula.
Cinco a dez minutos antes de tocar para a saída, o professor ordenará aos alunos a guarda dos trabalhos realizados e o arrumo atempado e calmo do material informático na forma encontrada antes da sua utilização. Esta regra é essencial para que se faça tudo com calma e com tempo contribuindo-se dessa forma para evitar a pressa “normal “ dos alunos para sair da sala de aula e por conseguinte evitar danos nos equipamentos informáticos.
O armário que transporta o equipamento informático contem etiquetas que permitem identificar os locais onde deve ser colocado esse equipamento.
No que concerne à plataforma Moodle, ainda é necessário configurá-la. A nossa colega Carla Cardoso, Coordenadora das TIC irá tentar faze-lo brevemente.
Lamento informar-vos que a Internet sem fios ainda está com algumas dificuldades técnicas não estando a funcionar a 100%, de vez em quando falha e aconselho por isso, a utilização da Internet para trabalho de pesquisa quando houver rede a 100%. Entretanto poderão “entreter-se” em fornecer competências básicas aos alunos no domínio da utilização dos meios informáticos. Poderão se assim o desejarem recrutar nas aulas aqueles alunos que sabem mais de informática e fazer deles vossos assistentes na ajuda aos alunos que menos sabem. Não tenham receio de haver alguns alunos que possam saber “mais “ que o professor, pois nestas coisas da informática é assim mesmo, todos devem aprender com todos, não esquecendo a filosofia construtivista subjacente ao nosso projecto.
Deveremos tentar criar um efeito de “bola de neve” que arraste cada vez mais alunos, professores, pais e funcionários, enfim toda a comunidade educativa.
Um abraço a todos e votos de um bom trabalho
Eduardo.
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