> CRIATIVIDADE: Utlização de BlogQuest's no Ensino

CRIATIVIDADE

terça-feira, novembro 21, 2006

Utlização de BlogQuest's no Ensino



Síntese: As potencialidades dos blogues podem ser utilizadas para a disponibi­lização de WebQuest. As vantagens são, entre outras, a sua publicação gratuita, a facilidade de edição, a interacção que permite, aos alunos poderem aí registar os re­sultados. Este sistema de publicação - a que se poderá chamar Blogquest - pode ser testado através da criação de um blogue, em formato escrito (no blogger) e também em formato áudio (no podomatic).

1. Introdução

O blogue foi concebido como um diário na Web, cuja informação está organizada da mais recente para a mais antiga, e permite habitualmente que os visitantes deixem os seus comentários. Foi criado em finais da década de 90 com a designação de We­blog - Web log -, registo diário na Web, tendo rapidamente sido simplificado para blog e aportuguesado para blogue.
A facilidade de edição on-line e a possibilidade de o fazer de qualquer ponto com acesso à rede permitiu que esta ferramenta se expandisse muito rapidamente, ex­istindo actualmente milhões de blogues, em várias línguas, versando sobre qualquer assunto. Esta comunidade é conhecida como blogosfera.
O blogue começou por se cingir ao formato texto, mas rapidamente surgiram blogues que suportavam outros formatos, como fotoblog (ou fotolog) e o videob­log (videolog ou vlog). Actualmente, o blogue evoluiu e já integra vários formatos. Por outro lado, e dada a evolução das tecnologias móveis, também surgiu mais um neologismo, o moblog (mobile e weblog), que consiste em publicar conteúdo na Internet através de um dispositivo móvel como o telemóvel. Neste momento, o podcast, a publicação de ficheiros áudio, encontra grande receptividade. De facto, a voz tem vindo a afirmar-se na Internet, cujo sucesso se deve à banda larga, à proliferação de "leitores" de formatos de voz e a programas informáticos.
Os blogues contêm grandes potencialidades para serem usados em conrtexto educativo - um campo onde o fenómeno dos blogues se tem feito sentir - concretamente na implementação de WebQuest, que pode assim designar-se por BlogQuest (ou WeblogQuest): (we)blog + (web)quest.

2. Criação de um blogue

A criação de um blogue é muito simples. Utilizando, por exemplo, o Blogger, em http://www.blogger.com/ , são três os passos para criar um, (figura 1)
Figura 1 - Página de abertura do Blogger.


i) Inicialmente é necessário criar uma conta, onde é solicitado username, password, e endereço de e-mail;
ii) Depois escolhe-se um nome e um endereço para o blogue. O endereço não pode já ter sido escolhido por outro utilizador (às vezes obriga a várias tentativas até se encontrar um livre), não pode ter espaços nem acentos, e é importante que seja curto e de fácil memorização; quanto ao título, pode ser alterado mesmo depois de criado o blogue.
iii) Para terminar é necessário seleccionar um template (modelo), que se poderá alterar posteriormente. E, depois de publicada uma primeira mensagem, o blogue está criado. A partir daí, qualquer pessoa pode escrever um comentário a essa mensagem (post).
Para estruturar uma WebQuest num blogue, convém publicar uma mensagem para cada uma das suas partes, Introdução, Tarefa, Processo (onde se integram os Recur­sos), Avaliação e Conclusão. Para que as mensagens aparecem por esta ordem, há duas possibilidades: ou se começar a publicar pela parte final, já que o blogue or­ganiza a informação temporalmente da mais antiga para a mais recente; ou então pode-se também manipular a hora da publicação da mensagem de modo a que a primeira mensagem seja a Introdução, depois a Tarefa, etc.