> CRIATIVIDADE: Leituras

CRIATIVIDADE

domingo, junho 03, 2007

Leituras

No imenso tempo que tenho disponível, depois de pensar no concurso de professores, de corrigir testes intragáveis e pensar na avaliação final dos alunos ( " se eu sou professor não posso escusar-me a dar notas, mas é como a conta no fim do almoço , vem com o serviço." diz o Rui Zink, no agradável livro de crónicas "Luto pela Felicidade dos Portugueses"), depois de dar atenção aos meus amados três filhos ( e aqui não há ironia nenhuma, é mesmo assim!), depois dos problemas da vida que são tantos que nem sei,- também que importam os meus problemas a alguém, a não ser a mim?- depois disso tudo, ando tentando ler qualquer coisita, com o elevado sentido de não embrutecer muito rapidamente, ou mais do que é suposto, à procura, nem mais, do que da felicidade! E não é que tenho descoberto "coisas" fantásticas, do simples senso comum às teorias científicas mais elaboradas? Ora, como partilhar contribui também para a minha felicidade ( será a felicidade um bocadinho egoísta?) aí vão, em traços largos, os frutos das minhas intermitentes leituras de "Dá-me Tempo", " A Lei de Todas as Coisas", o livro do Rui Zink referido e leituras de jornais e revistas ( Visão e Sábado).
O Rui Zink escreve:"A felicidade pode aprender-se, mas se pode ensinar." O pai do Rui Zink diz" A felicidade são os filhos".
Darrin McMahon, historiador, depois de estudar a felicidade durante 6 anos? ( como é que isso se estuda?)
escreveu um livro chamado A Busca da Felicidade e escreve que " as pessoas acham que ser feliz é uma obrigação" e repete uma frase de outro cientista americano, David Kykken," tentarmos ser mais felizes é como tentarmos ser mais altos".
Quanto o papel do dinheiro está provado ( por quem?) que não dá felicidade, embora como diz Rui Zink " a possa alugar".
Daniel Gilbert, psicólogo, destrói muitos mitos sobre a felicidade, no seu livro "Tropeçar na felicidade", e afirma que " a felicidade é um local que se pode visitar de vez em quando", e " quantos mais filhos, mais infeliz se fica", pelo menos as mulheres, estudos monitorizados provam que o seus cérebros experimentam sensações muito semelhantes quando estão a trabalhar na cozinha e a lidar com os filhos! E a última deste psicólogo " a felicidade vem dos genes em cerca de 50%, o resto esta relacionado com o ambiente onde vivemos e connosco próprios".
O livro "Dá-me Tempo", supostamente o mais científico, participam nele vários cientistas que fazem parte da Academia Mind Gym, refere que a felicidade se consegue quando confluem três fontes: o pazer , o desafio e o significado. O prazer quando geramos sensações imediatas e positivas; o desafio é algo que nos faz exceder e o significado reside "na crença de que o que estamos a fazer tem um valor superior ao acto em si". O caminho é portanto muito difícil, mas faz parte do desafio! Mas já estou como diz o Zink, que é português, escreve bem, tem sentido de humor - muito importante para felicidade!- " a maior parte das pessoas é, felizmente, feliz, sem o saber" e para continuar a viver é preciso saber que" a vida só pode ser compreendida olhando para trás e só pode ser vivida para a frente", como escreveu o filósofo dinamarquês que tem um nome esquisito e às vezes dizia coisas pouco acertadas!
E agora, como diz o Raul Solnado, "façam o favor de ser felizes!".

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home