> CRIATIVIDADE: @escolas e @professores

CRIATIVIDADE

sábado, julho 21, 2007

@escolas e @professores


O programa, anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, a 31 de Maio, pretende garantir o acesso a meio milhão de pessoas - estudantes, professores e trabalhadores em formação - a computadores portáteis e à Internet de alta velocidade.
A TMN vai oferecer computadores portáteis da marca Fujitsu Siemens, com uma placa de acesso à banda larga com uma velocidade de 3,6 Mb, cujo valor de mercado é superior a 800 euros, disse à Lusa fonte da empresa.
Os computadores estão integrados com a última versão do sistema operativo Windows Vista e o cartão de dados TMN tem um saldo de 15 euros.
«Estamos muito comprometidos com o projecto do Governo. É um projecto muito ambicioso e aposta no mercado de Internet móvel integra-se na estratégia da TMN», disse à Lusa fonte da operadora.
«A banda larga móvel tem um potencial de mercado - que são 10 milhões de pessoas - e este projecto é de vital importância para a sua massificação», acrescentou fonte da TMN.
A escolha do modelo dos computadores, segundo a mesma fonte, foi feita pela TMN tendo em conta as especificações feitas pelo Governo.
«Os programas só têm credibilidade se tiverem bons equipamentos», acrescentou a fonte, adiantando que a TMN está a aberta a associar-se a outras marcas nesta iniciativa.
Este programa faz parte do Plano Tecnológico do Governo e a participação da TMN surge na sequência da negociação de um fundo constituído por verbas dos operadores móveis ao abrigo dos compromissos assumidos no âmbito da Sociedade da Informação na altura da atribuição das licenças de terceira geração móvel.
De acordo com o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina, «a primeira remessa de 5.000 computadores destina-se aos formandos do programa Novas Oportunidades», ou seja, pessoas envolvidas no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
A partir de Setembro arranca a iniciativa dirigida aos alunos e professores (e.escolas e e.professores).
As candidaturas ao programa podem ser feitas através dos sites http://www.tmn.pt/ ou http://www.eescola.net/ . Mais informações através do telefone: 707 242 004
Diário Digital / Lusa