> CRIATIVIDADE: Três mil computadores «Magalhães» vão ser distribuídos hoje

CRIATIVIDADE

terça-feira, setembro 23, 2008

Três mil computadores «Magalhães» vão ser distribuídos hoje



Cerca de três mil computadores portáteis «Magalhães», máquinas que são produzidas em Portugal, vão ser esta terça-feira distribuídos a alunos do primeiro ciclo de dezasseis escolas de norte a sul do país.


Até ao final do ano, o governo pretende entregar meio milhão destes computadores. O ministro Mário Lino explica, em declarações à TSF, que o projecto é ambicioso e que o objectivo é atingir os níveis dos países mais desenvolvidos da União Europeia.
«Em 2005 tínhamos um indicador de 16 alunos por computador. Este ano atingimos cinco alunos por computador, queremos em 2010 estar em dois alunos por computador, com um dos indicadores melhores ao nível da União Europeia e de qualquer país mais evoluído. É um projecto ambicioso», adianta.
Com esta iniciativa, só os alunos dos quinto e sexto anos não dispõem ainda de condições especiais para adquirir um computador, mas Mário Lino garante que esse passo vai acontecer em breve.
Este programa lançado pelo Governo será totalmente financiado por privados, assegura a ministra da Educação, em declarações à agência Lusa.
Maria de Lurdes Rodrigues salientou que, tal como acontece com a distribuição de portáteis a alunos do terceiro ciclo e do secundário, «este programa não é suportado por dinheiros públicos, mas pelos operadores de telecomunicações, através de um fundo que está previsto desde que foram autorizadas as licenças para os telemóveis de terceira geração».
De acordo com a ministra, os impressos que os encarregados de educação de alunos do primeiro ciclo devem preencher para ter direito a um computador estarão disponíveis nas escolas ainda esta semana.
No total, serão entregues este ano lectivo 500 mil exemplares do Magalhães, que terão um custo máximo de 50 euros, sendo gratuitos para os alunos que beneficiam do primeiro escalão da Acção Social Escolar.
O chefe de Governo, José Sócrates, estará no Centro Escolar de São Mamede de Infesta, em Matosinhos, enquanto a ministra Maria de Lurdes Rodrigues vai marcar presença nas escolas básicas de São Tiago, em Castelo Branco, e de Portel, no Alentejo.
Entre os governantes que vão estar hoje envolvidos nesta iniciativa que vai decorrer esta terça-feira em 16 concelhos vão estar igualmente oito secretários de Estado e dois ministros, o dos Assuntos Parlamentares, Santos Silva, e o das Obras Públicas, Mário Lino.


In TSF