> CRIATIVIDADE: março 2008

CRIATIVIDADE

segunda-feira, março 31, 2008

Guimarães Património Mundial

Mais um documento de apoio ao projecto "Objectivo 2012"

Read this doc on Scribd: Berço da Nação Portuguesa


sábado, março 29, 2008

No meu tempo não era assim


Cotas


quarta-feira, março 26, 2008

CARTA DE AGRADECIMENTO À MINISTRA


Logo depois de ter lido aqueles documentos sobre a avaliação dos professores, pensei como lhe deveria agradecer, Srª Ministra. Afinal, aquelas horas passadas diariamente junto do meu filho a verificar se os cadernos e as fichas estavam bem organizados, a preparar a mochila e as matérias a estudar para o dia seguinte, a folhear a caderneta escolar, a analisar e a assinar os trabalhos e os testes realizados nas muitas disciplinas, a curar a inflamação de uma garganta dorida pela voz de comando “Vai estudar!” ou pela frase insistentemente repetida, de 2ª a 6ª feira:”DESPACHA-TE! AINDA CHEGAS ATRASADO!” ou o incómodo e o tempo perdido para o levar diariamente à Escola, percorrendo, mais cedo do que seria necessário, um caminho contrário àquele que me conduziria ao meu emprego, tinham finalmente, os seus dias contados. Doravante, essa responsabilidade passaria para a Escola e, individualmente, para cada um dos seus professores. Finalmente, poderei ir ao cinema, dar dois dedos de conversa no Café do Sr. Artur, trocar umas receitinhas com a minha vizinha (está entrevadinha, coitadinha!) ou acomodar-me deliciosamente no sofá da sala a ver a minha telenovela brasileira preferida.
O rapaz ainda me alertou para os efeitos das faltas o conduzirem à realização de uma prova de recuperação. Fiz contas e encolhi os ombros - poupo gasóleo e muitos minutos de caminho, de tráfego e de ajuntamentos. Afinal, ele até é esperto e, se calhar, na internet, encontra alguns trabalhos ou testes já feitos… Sempre pode fazer “copy – paste”… Efectivamente, as provas de recuperação parecem-me a melhor solução para acabar com a minha asfixia matinal e vespertina. Ontem, a minha vizinha da frente, que tem dois ganapos na escola do meu, disse-me que, se ele continuar a faltar, o vêm buscar a casa, e que, no próximo ano lectivo, os professores vão tomar conta deles depois das aulas.
Oiro sobre azul. Obrigada, Srª Ministra. A Senhora é que percebe desta coisa de ser mãe! A Senhora desculpe a minha ousadia, mas será que também não seria possível fazer uma lei para os miúdos poderem ficar a dormir na escola? Bastava mandar retirar as mesas e cadeiras das salas de aula e substituí-las por beliches, à noite. De manhã, era só desmontar e voltar a arrumar. Têm bar, cantina e até duche. Com jeito, eles ainda aprendiam alguma coisinha sobre tarefas domésticas, porque, em casa, não os podemos obrigar a fazer nada ou somos acusados de exploradores do trabalho infantil com a ameaça dos putos ainda poderem apresentar queixa junto das autoridades policiais.
Ao Sábado, Srª Ministra, podiam ocupá-los com actividades desportivas ou de grupo, teatro, catequese, escuteiros, defesa pessoal…
O ideal mesmo era que os pudéssemos ir buscar ao Domingo, só para não se esquecerem dos rostos familiares.
O meu medo, Srª Ministra é aquela ideia que a minha vizinha Sandrinha, aquela dos três ganapos, comentava hoje comigo. Dizia-me que a Senhora Ministra quer criar o ensino doméstico. Eu acho que ela deve ter ouvido mal ou então confundiu o jornal da SIC com aquele programa da troca de casais do canal 24. Eu acho que isso não vinga em Portugal, porque não temos a extensão de uma América do Norte ou de uma Austrália e, por outro lado, tinha que comprar e equipar os VEI (veículos de educação itinerante), o que iria agravar mais o deficit das contas públicas e o insucesso dos nossos miúdos. Foi isso eu disse à Sandrinha. Acho que ela deve estar enganada. Logo agora, que podemos respirar de alívio porque não temos que nos preocupar com a escola dos garotos, essa ideia vinha destruir tudo, porque os obrigava a ficar em casa para receberem os VEI e aos pais ainda iria ser exigido algum acompanhamento.
A Senhora faça é aquilo que decidiu e não oiça o que os inimigos dos pais e das mães lhe tentam dizer (já agora, lembre-se da minha sugestãozita!). Assim, os professores, com medo da sua própria avaliação, passam a dar boas notas e a passar todos os miúdos e, desta forma, o nosso país varre o lixo para debaixo do tapete, porque é muito feio e incomodativo mostrarmos, lá fora, que somos menos capacitados que os nossos “hermanos” europeus.

Uma mãe e encarregada de educação agradecida

terça-feira, março 25, 2008

Mais dois belos exemplos...

Mais um belo exemplo...

segunda-feira, março 24, 2008

Boa definição da passividade do actual povo português

Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas…'

Guerra Junqueiro ,1886

domingo, março 23, 2008

Onde estaria Baptista Bastos no 25 de Abril?

Baptista-Bastos escritor e jornalista
b.bastos@netcabo.pt

As impressionantes manifestações registadas nas últimas semanas, e continuadas um pouco por toda a parte, assumem a forma e o conteúdo de um severo depoimento contra o Governo. Não se trata de turbulências comunistas, como já o disse José Sócrates e, iradamente, o repetiu Augusto Santos Silva, cujas "verdades" surgem cada vez mais avariadas. A "rua" foi a demonstração categórica do desequilíbrio entre quem pensa em termos estatísticos e quem é vítima desse equívoco. E uma vigorosa afirmação de civismo. Há dias, conversei com Raul Solnado sobre a natureza do Estado e o domínio pelo domínio exercido, repetidamente, pelo Governo, esquecido de que a força da República é a virtude, e a sua fraqueza a soberba. Sobre ser um amigo de há mais de 40 anos, Solnado é homem sábio, de frase pensada e advertida inteligência, com quem apetece discretear. Disse: "Gostaríamos de sentir que este Governo tem vontade de transformar e de modernizar o País. Por outro lado, a sua arrogância e autismo quer arrastá-lo para uma democracia musculada, o que é assustador. Eles distanciaram-se de nós."A tentação de se construir contra o outro destrói o laço social, fonte e apoio do tecido colectivo, assinalado por Solnado como silogismo. E essas regras perturbadoras têm por objectivo limitar a interferência cívica e proteger o autoritarismo governamental. O facto de este Governo dispor de maioria absoluta não significa que actue em absolutismo. Há, manifestamente, ausência de diálogo e um poderoso dispositivo autoritário que liquidam a coexistência de duas sinalizações fundamentais em democracia: a dos governantes e a dos governados.Perdeu-se de vista o reconhecimento da igualdade, do direito de protesto e do dever de memória. Este Governo criou uma tensão dramática de tal ordem e um destempero de tal jaez que levaram o primeiro-ministro a afirmar-se indiferente para com a imponente manifestação dos professores, invocando uma "razão" cuja natureza só poderá ser explicada através da nebulosa em que ele parece viver. A arrogância é uma deformação moral; o preconceito, uma doença de educação; o desdém, uma chaga de quem se presume superior. Sócrates criou uma criatura que escapou ao seu controlo. Não pode mudar: de contrário, deixa de ser quem julga ser. E, sendo-o, na obstinação de quem não tem dúvidas, perde o respeito daqueles para os quais a democracia não existe sem comunicação.Ao contrário de alguns preopinantes, suponho que, se a ministra da Educação fosse embora, abrir-se-iam as portas ao diálogo. Porque (é inevitável) irão aparecer novas regras de jogo e outras instâncias de organização que terão em conta as específicas oscilações históricas. Nascidas, não o esqueçamos, da "rua".

A Definição de Parasitismo

O parasitismo é uma relação biótica interespecífica em que um ser vivo explora o outro em seu benefício. O exemplo que se segue é bem ilustrativo deste conceito.

O Futuro da Educação em Portugal...

Nada como aprender com um país subdesenvolvido e copiar o bom exemplo. Este é o futuro que nos aguarda... As coisas dos Toffler são muito complicadas para nós.
Os nossos alunos no futuro??
O que parece interessar são os números!!! O que interessa são as belas estatísticas de mais alunos com o 9º ano, com o 12º ano, menos abandono escolar (sabe-se lá a que custos....), melhores notas dos meninos (pois daí depende a avaliação dos professores!!!!!), etc, etc...

Sistemas Educativos ou "Deseducativos"?

sábado, março 22, 2008

Vida de Professor?... É melhor a vida de cão com dono!...

Read this doc on Scribd: Triste profissão

Vida de Professor?... É melhor a vida de cão com dono!...

Vida de professor
O professor está sempre errado Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está ultrapassado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora-se de barriga cheia.
Fala em voz alta, passa o tempo a gritar.
Fala em tom normal, não se faz ouvir.
Não falta às aulas, é candidato à medalha de papelão.
Precisa faltar, anda ali a fazer turismo.
Conversa com os outros professores, está a malhar nos alunos.
Não conversa, não liga nenhuma.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, tem a mania que é engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um chato.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
Faz provas longas, não dá tempo.
Faz provas curtas, tira hipóteses aos alunos.
Manda escrever muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala correctamente, ninguém o entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é mole.
O aluno é reprovado, fez-lhe perseguição.
O aluno é aprovado, também pudera.

Vida de professor é assim, de erro em erro, sempre a tentar acertar!


Fonte: Para aqueles que se incomodam com os direitos de autor, dir-se-á que foi encontrado algures na Internet...

Como diria o nosso amigo Contágio: "Adoro esquemas, gráficos, teoremas baratos,gosto da cábula, da cópia, da pécia,- e não julguem que é facécia!amo os trabalhos sobre teorias, teocracia, melâncias,gosto de quem fala, relata, atira, debita, lê ...e não inventa nada, nada, nada, apenas reproduz- aquilo que alguém produz!"

JAMAIS A VERDADE FOI TÃO BEM ESCRITA

Faço projectos, planos, planificações;

Sou membro de assembleias, conselhos, reuniões;

Escrevo actas, relatórios e relações;

Faço inventários, requerimentos e requisições;

Escrevo actas, faço contactos e comunicações;

Consulto ordens de serviço, circulares, normativos e legislações;

Preencho impressos, grelhas, fichas e observações;

Faço regimentos, regulamentos, projectos, planos, planificações;

Faço cópias de tudo, dossiers, arquivos e encadernações;

Participo em actividades, eventos, festividades e acções;

Faço balanços, balancetes e tiro conclusões;

Apresento, relato, critico e envolvo-me em auto-avaliações;

Defino estratégias, critérios, objectivos e consecuções;

Leio, corrijo, aprovo, releio múltiplas redacções;

Informo-me, investigo, estudo, frequento formações;

Redijo ordens, participações e autorizações;

Lavro actas, escrevo, participo em reuniões;

E mais actas, planos, projectos e avaliações;

E reuniões e reuniões e mais reuniões!...



E depois ouço,

alunos, pais, coordenadores, directores, inspectores,

observadores, secretários de estado, a ministra

e, como se não bastasse, outros professores,

e a ministra!...



Elaboro, verifico, analiso, avalio, aprovo;

Assino, rubrico, sumario, sintetizo, informo;

Averiguo, estudo, consulto, concluo,

Coisas curriculares, disciplinares, departamentais,

Educativas, pedagógicas, comportamentais,

De comunidade, de grupo, de turma, individuais,

Particulares, sigilosas, públicas, gerais,

Internas, externas, locais, nacionais,

Anuais, mensais, semanais, diárias e ainda querem mais?

- Querem que eu dê aulas!?...

Fonte: Encontrado algures na Internet…

Novo Modelo de Gestão das Escolas = Atentado à Escola Pública e à Democracia. Viva o intocável e poderoso Director de Escola!...

Read this doc on Scribd: Novo modelo gestão das escolas

Estatuto da Carreira Docente ou Doente?

Read this doc on Scribd: estatuto da carreira docente

Delegação de Competências dos Coordenadores de Departamento



Read this doc on Scribd: Delegação de competências

Alterações ao código de trabalho

Read this doc on Scribd: Alterações ao Codigo do trabalho

Prof Fashion 2008

quinta-feira, março 20, 2008

"Dá-me o telemóvel já !!!..."

Numa_escola_portuguesa___vergonha
Vídeo enviado por Zedu

Numa escola Portuguesa concerteza!...

O Sequestro da Ministra

Novo Estatuto do Aluno=Vinho Novo em Pipas Velhas ou Vinho Velho em Pipas Novas?

Read this doc on Scribd: Novo Estatuto do Aluno

Apresentação-Avaliação de Desempenho

Read this doc on Scribd: POWERPOINT AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Regulamentação da avaliação de desempenho

Avaliação do professor dependente da avaliação de alunos ?!!!... Atente-se à frase do texto que está a vermelho!!!...

Read this doc on Scribd: Avaliação dos Alunos Ensino Básico

A Supervisão na Escola

Read this doc on Scribd: Supervisão na Escola

Proposta de Grelha de Avaliação de Desempenho

Read this doc on Scribd: Grelha de avaliação de professores

Proposta de Portfolio de Avaliação

Read this doc on Scribd: Proposta de portfolio de Avaliação

quarta-feira, março 19, 2008

Deseja ser avaliado pelos alunos?

Read this doc on Scribd: Questionário de Avaliação Prof2)

segunda-feira, março 10, 2008

Ser Professor

terça-feira, março 04, 2008

Sobre Matemática...


Olá a todos!

Continuando "a aventura do CRIE", convido-vos a espreitar aqui: http://www.matematicads.blogspot.com/