MEMORANDO
Quando utilizarem computadores os alunos deverão preencher uma folha de registo de actividades, que se encontra no armário de transporte dos computadores portáteis, com vista a efectuar um controlo das actividades desenvolvidas, fazer um tratamento estatístico da utilização dos computadores e identificar mais facilmente alunos que possam ter causado danos no equipamento informático. Essa folha de registo deverá no final de cada aula ser colocada no dossier do CRIE, no separador “registo de actividades”. Acrescento ainda que a nossa colega, Professora Carla Cardoso, Coordenadora TIC, forneceu aos funcionários do bloco onde situam os laboratórios de informática ( salas 13 e 14) uma folha de registo de anomalias que possam ser detectadas durante o período de utilização dos equipamentos, devendo a mesma ser preenchida sempre que se detectem anomalias no funcionamento dos mesmos, de forma a poderem ser reparadas no mais curto espaço de tempo possível.
Os computadores deverão ser usados sem baterias, para não as danificar. Só deverão ser usadas as baterias em situações excepcionais. Se por ventura o nível de carga estiver bastante baixo deverão comunicar o facto ao funcionário do piso, através de um impresso para o efeito que se encontra no carrinho que transporta os portáteis. Cada computador deverá ser partilhado por um grupo de dois alunos e estes deverão utilizar sempre o mesmo computador de acordo com a disposição que se encontra na ficha de registo de actividades. Para o efeito cada portátil tem um número que permitirá a cada grupo de alunos identificar o seu computador. Durante o trabalho, a primeira coisa a fazer será criar uma pasta nos “meus documentos” com o nome da disciplina dentro da conta da respectiva turma, podendo depois criar-se várias sub-pastas dentro da pasta principal, caso o trabalho a desenvolver o justifique. Estas pastas servirão para guardar o trabalho desenvolvido pelos alunos. Em situação alguma se deverá permitir aos alunos a guarda dos trabalhos de forma aleatória dentro da pasta os “meus documentos”. Assim como a utilização de contas de outras turmas que se encontrem envolvidas no projecto de forma e evitar danos ou eliminação de trabalhos efectuados . Compreenderão os colegas que devemos todos contribuir para a arrumação dos ficheiros, tal como contribuímos para a arrumação e asseio das salas de aula.No início da aula, o Professor deverá distribuir os computadores e os ratos aos alunos, alertando-os para os manusearem com o devido cuidado e responsabilizando-os pelos danos que o equipamento possa sofrer por uso inadequado. Cada rato tem um número que permite identificar o computador no qual deve ser usado. Dado que os ratos têm um fio extensível os professores deverão alertar os alunos para terem cuidado na sua utilização, tendo em vista não danificar o mecanismo que permite o enrolamento do fio.Na ligação dos portáteis à corrente eléctrica os alunos deverão ser alertados para o fazerem com cuidado para não haver perigo de choque eléctrico.Os cabos de alimentação contêm uma fita de velcro que não deverá ser desenrolada pretendendo-se desta forma, evitar o prolongamento de fios eléctricos na sala de aula.Cinco a dez minutos antes de tocar para a saída, o professor ordenará aos alunos a guarda dos trabalhos realizados e o arrumo atempado e calmo do material informático na forma encontrada antes da sua utilização. Esta regra é essencial para que se faça tudo com calma e com tempo contribuindo-se dessa forma para evitar a pressa “normal “ dos alunos para sair da sala de aula e por conseguinte evitar danos nos equipamentos. Este “pequeno” memorando é foi adaptado de um Post já publicado por mim no Blogue do CRIE em Novembro de 2007.
Uma vez que o uso dos equipamentos se tem intensificado durante o corrente período lectivo e se tem verificado alguns danos nos equipamentos, pareceu-me conveniente relembrar alguns procedimentos que são essenciais para a manutenção do material em bom estado, tendo em conta que temos um projecto a desenvolver durante três anos lectivos e nos encontramos ainda no primeiro ano .
Gostaria de relembrar que a nossa escola vai participar no congresso internacional de informática “Challenges 2007” através da publicação e exposição de um Poster relativo ao nosso projecto, decorrente da “Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis”. A relevância deste congresso dedicado às novas tecnologias de informação e comunicação é bastante grande, dado que reúne a presença de especialistas internacionalmente reconhecidos na área da informática voltada para o ensino.
A equipa responsável pela elaboração do Poster está a pensar divulgar os conteúdos digitais produzidos pelos professores da nossa escola, assim como os trabalhos desenvolvidos com os alunos, publicando um documento anexo ao poster onde constaram os respectivos endereços (Links). Sendo assim, seria de todo conveniente que actualizassem ou colocassem novos conteúdos nas vossas publicações digitais (Blogs, Wikis, Páginas, Podcasts WebQuests etc.) Relembro aos meus caros colegas que existem alguns Blogs, Podcasts e outros instrumentos on-line que foram criados no início do ano que ainda carecem de conteúdos. Por esse motivo peço-vos para que os trabalhem e melhorem dado que eventualmente serão apresentados em congresso. Este decorrerá nos dias 17 e 18 de Maio na Universidade do Minho.
Como os meus caros colegas sabem, deverá ser feito no final do ano lectivo um relatório da implementação do projecto sobre as actividades desenvolvidas que será entregue no por mim ao Conselho Executivo. Eventualmente solicitarei a cada um dos colegas envolvidos no projecto um relatório das actividades que desenvolveu durante este ano, do qual farei uma síntese que entregarei no Conselho Executivo.
Peço-vos antecipadamente desculpa por algum incomodo que vos possa causar.
Um abraço a Todos e votos de um bom trabalho.
Eduardo
Os computadores deverão ser usados sem baterias, para não as danificar. Só deverão ser usadas as baterias em situações excepcionais. Se por ventura o nível de carga estiver bastante baixo deverão comunicar o facto ao funcionário do piso, através de um impresso para o efeito que se encontra no carrinho que transporta os portáteis. Cada computador deverá ser partilhado por um grupo de dois alunos e estes deverão utilizar sempre o mesmo computador de acordo com a disposição que se encontra na ficha de registo de actividades. Para o efeito cada portátil tem um número que permitirá a cada grupo de alunos identificar o seu computador. Durante o trabalho, a primeira coisa a fazer será criar uma pasta nos “meus documentos” com o nome da disciplina dentro da conta da respectiva turma, podendo depois criar-se várias sub-pastas dentro da pasta principal, caso o trabalho a desenvolver o justifique. Estas pastas servirão para guardar o trabalho desenvolvido pelos alunos. Em situação alguma se deverá permitir aos alunos a guarda dos trabalhos de forma aleatória dentro da pasta os “meus documentos”. Assim como a utilização de contas de outras turmas que se encontrem envolvidas no projecto de forma e evitar danos ou eliminação de trabalhos efectuados . Compreenderão os colegas que devemos todos contribuir para a arrumação dos ficheiros, tal como contribuímos para a arrumação e asseio das salas de aula.No início da aula, o Professor deverá distribuir os computadores e os ratos aos alunos, alertando-os para os manusearem com o devido cuidado e responsabilizando-os pelos danos que o equipamento possa sofrer por uso inadequado. Cada rato tem um número que permite identificar o computador no qual deve ser usado. Dado que os ratos têm um fio extensível os professores deverão alertar os alunos para terem cuidado na sua utilização, tendo em vista não danificar o mecanismo que permite o enrolamento do fio.Na ligação dos portáteis à corrente eléctrica os alunos deverão ser alertados para o fazerem com cuidado para não haver perigo de choque eléctrico.Os cabos de alimentação contêm uma fita de velcro que não deverá ser desenrolada pretendendo-se desta forma, evitar o prolongamento de fios eléctricos na sala de aula.Cinco a dez minutos antes de tocar para a saída, o professor ordenará aos alunos a guarda dos trabalhos realizados e o arrumo atempado e calmo do material informático na forma encontrada antes da sua utilização. Esta regra é essencial para que se faça tudo com calma e com tempo contribuindo-se dessa forma para evitar a pressa “normal “ dos alunos para sair da sala de aula e por conseguinte evitar danos nos equipamentos. Este “pequeno” memorando é foi adaptado de um Post já publicado por mim no Blogue do CRIE em Novembro de 2007.
Uma vez que o uso dos equipamentos se tem intensificado durante o corrente período lectivo e se tem verificado alguns danos nos equipamentos, pareceu-me conveniente relembrar alguns procedimentos que são essenciais para a manutenção do material em bom estado, tendo em conta que temos um projecto a desenvolver durante três anos lectivos e nos encontramos ainda no primeiro ano .
Gostaria de relembrar que a nossa escola vai participar no congresso internacional de informática “Challenges 2007” através da publicação e exposição de um Poster relativo ao nosso projecto, decorrente da “Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis”. A relevância deste congresso dedicado às novas tecnologias de informação e comunicação é bastante grande, dado que reúne a presença de especialistas internacionalmente reconhecidos na área da informática voltada para o ensino.
A equipa responsável pela elaboração do Poster está a pensar divulgar os conteúdos digitais produzidos pelos professores da nossa escola, assim como os trabalhos desenvolvidos com os alunos, publicando um documento anexo ao poster onde constaram os respectivos endereços (Links). Sendo assim, seria de todo conveniente que actualizassem ou colocassem novos conteúdos nas vossas publicações digitais (Blogs, Wikis, Páginas, Podcasts WebQuests etc.) Relembro aos meus caros colegas que existem alguns Blogs, Podcasts e outros instrumentos on-line que foram criados no início do ano que ainda carecem de conteúdos. Por esse motivo peço-vos para que os trabalhem e melhorem dado que eventualmente serão apresentados em congresso. Este decorrerá nos dias 17 e 18 de Maio na Universidade do Minho.
Como os meus caros colegas sabem, deverá ser feito no final do ano lectivo um relatório da implementação do projecto sobre as actividades desenvolvidas que será entregue no por mim ao Conselho Executivo. Eventualmente solicitarei a cada um dos colegas envolvidos no projecto um relatório das actividades que desenvolveu durante este ano, do qual farei uma síntese que entregarei no Conselho Executivo.
Peço-vos antecipadamente desculpa por algum incomodo que vos possa causar.
Um abraço a Todos e votos de um bom trabalho.
Eduardo
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