> CRIATIVIDADE: fevereiro 2007

CRIATIVIDADE

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Balanço de Actividades e Avaliação do Projecto




Caros colegas peço-vos por favor que respondam ao questionário localizado em:

Um abraço
Eduardo

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

ACESSO À REDE COM FIOS...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

A cidade de Guimarães - intercâmbio cultural

Os alunos do 7º A desenvolveram projectos no âmbito do intercâmbio entre a França, cidade de Montaigu e uma cidade da Polónia. Estes trabalhos, pesquisas sobre a cidade de Guimarães, vão permitir aos nossos parceiros estrangeiros conhecer a realidade de Portugal, nomeadamente da nossa cidade. os assuntos são variados: cultura, gastronomia, desporto, história, arredores, monumentos, etc...

Muitos grupos empenharam-se. É de referir o excelente trabalho do grupo da aluna Maria João Marques e Ana Teles; do grupo de A. Mafalda e Flávia; do grupo de Marta e Paulo.




Muitos trabalharam isoladamente, o que é bastante significativo pois queriam demonstrar interesse e esforço, tal como o aluno J. C. Pinto e outros simplesmente nada fizeram.






A docente

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Mais Formação II



PT Escolas II

Oficinas do Conhecimento - 2ª volta

As "Oficinas do Conhecimento" vão voltar a deslocar-se a algumas capitais de distrito, entre 22 de Janeiro e 22 de Março de 2007 numa carruagem da CP.
Dado o interesse da iniciativa, tornamos a promover sessões exclusivas para professores, em horário pós laboral, das 18h00 às 19h30, nas localidades e datas em anexo, pelo que se solicita a divulgação desta iniciativa junto dos professores os quais se devem inscrever enviando um email para ptescolas@telecom.pt, até à data limite referenciada.As "Oficinas do Conhecimento" constituem uma experiência pedagógica inédita, nas quais os alunos, acompanhados do respectivo professor, terão oportunidade de aprender, numa sessão com cerca de 1h:30, a Criar e Publicar conteúdos multimédia na Internet; Home Pages e Blogs, contemplando todas os passos necessários; da Pesquisa à Publicação e Indexação, passando pela Selecção e Referenciação de fontes e Captação e Edição de vídeos e fotografias.
As "Oficinas do Conhecimento" são um dos eixos de concretização do PT Escolas II, iniciativa da PT em parceria com o ME, que volta a assumir o compromisso de mobilizar toda a Comunidade Educativa na Aventura do Conhecimento, desenvolvendo um conjunto de acções que visam o ensino de técnicas de produção e edição de conteúdos multimédia e sua respectiva disponibilização on line, através das ferramentas adequadas, estimulando a produção e partilha de conteúdos em português na Internet.
Nota: Cada sessão tem como limite máximo de participação de 30 professores sendo da responsabilidade dos professores a deslocação à "Oficina do Conhecimento".


NOTA-PARA BRAGA A INICIATIVA DECORRERÁ NO DIA 22 de FEVEREIRO E AS INSCRIÇÕES DECORRERÃO ATÉ AO DIA 15 DE FEVEREIRO.



A Minha Primeira Missão CRIE

Caros Colegas!
Na passada segunda-feira, 22 de Janeiro, dei a minha primeira aula com o 7ºF no contexto do Projecto CRIE. A actividade foi implementada na área de Estudo Acompanhado e enquadra-se no Plano de Acção para a Matemática adoptado na nossa escola. A actividade proposta aos alunos consistia na exploração de um site http://nautilus.fis.uc.pt onde podemos encontrar diversos jogos matemáticos interactivos. Alguns destes jogos permitem consolidar conteúdos já estudados nas aulas (números primos, múltiplos, divisores…) enquanto outros permitem dar uma visão mais alargada da matemática através, por exemplo, de jogos relacionados com outros sistemas de numeração (numeração romana, numeração chinesa, numeração egípcia). Depois dos alunos terem explorado sob a minha orientação os dois primeiros jogos (que consolidavam aprendizagens de aulas anteriores) puderam explorar, sem nenhuma ordem específica, os restantes jogos/actividades.
Apesar da turma evidenciar, habitualmente, graves problemas de concentração, posso dizer que a aula correu bem: os alunos estiveram envolvidos nas actividades, questionando-me quando surgiam dúvidas/dificuldades e revelaram espírito de entre-ajuda.
Na aula seguinte, solicitei aos alunos que respondessem a um breve questionário (anónimo) no sentido de fazer uma avaliação da actividade. Concluí que foi a primeira vez que recorreram a meios informáticos e à Internet para explorar conteúdos matemáticos em contexto “sala de aula”. Confrontados com a questão de terem ou não gostado da actividade, apenas quatro escolheram a opção “médio” enquanto todos os restantes responderam “sim”. Todos os alunos (com excepção de um deles), consideraram que as actividades desenvolvidas foram úteis para a sua aprendizagem da Matemática. Devido a alguns problemas que persistiam na altura da referida aula no que respeita ao acesso à Internet, a aula foi dada na sala de TIC.
Continuação de bom trabalho para todos!
Domingas Silva