> CRIATIVIDADE: dezembro 2006

CRIATIVIDADE

terça-feira, dezembro 12, 2006

Actualização de Conteúdos na Rede I


Poadcast da Professora Alda Ribeiro:
http://aldaribeiro.podomatic.com/
Blog do Professor José Manuel Louro:
http://edoegasmoniz.blogspot.com/
Poadcast do Professor José Manuel Louro:
http://joselouro.podomatic.com/
Blog da Professora Dominique :
http://matematicads.blogspot.com/
Blog da Professora Ilda para a Área de projecto do 7º A:
www.7aprojecto.blogspot.com
Poadcast da Professora Lurdes Borges:
Blog da Professora Lurdes Borges :
Poadcast do Professor Eduardo Montenegro:
Blog da Professora Alda Ribeiro:
http://historiadores1.blogspot.com/

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Wikis - experiências

Comecei a experimentar alguns links de Wikis. O www.jotspot.com suspendeu as inscrições porque está em reestruturação depois de ter sido comprado pelo Google (só é possível fazer a preinscrição). O www.wiki.com também está suspenso, pelo menos até hoje dia 4/12. O último link indicado http://info.abril.com.br/web20/ é brasileiro mas trata-se de um portal com vários recursos incluindo precisamente o jotspot e o pbwiki. o Writely, http://www.writely.com/, é um processador de texto online, que faz parte do "office online" de que muito se tem falado, tentativa do Google para suplantar a Microsoft. Não parece ser destinado a wikis, mas é de muito interesse para o trabalho com os alunos, trabalhando em vários formatos, incluindo folhas de cálculo. Segundo li, o defeito, para já, é de não ter corrector ortográfico em Português. Ainda não explorei o Mediawiki que me parece ser o melhor, embora comercial, pelo menos em parte (é com ele que é feita a Wikipédia) O Zoosheet http://www.zohosheet.com/ e o Zoowriter http://www.zohowriter.com/ destinam-se respectivamente a folhas de cálculo e e processamento de texto online. O Blinklist http://www.blinklist.com/ é um Wiki (será mesmo?) com algumas possibilidades de "skins" interessantes, parece ser muito utilizado por espanhois, principalmente bascos( pode ser impressão minha :) ) Funciona com o que eles chamam blinklists, mais uma coisa para explorar. Para já acho que o blinklist serve para criar listas de favoritos online, isto é, juntar numa página os endereços interessantes que vamos descobrindo, tal como nos favoritos do Internet Explorer, e partilhá-los com outros utilizadores, com algumas opções interessantes. O Aprex é mais um "escritório online" como o Writely, com a vantagem de ser em Português (brasileiro)
Parece-me que vale a pena explorar alguns destes links pois aparentam ter mais opções do que o wiki incluido no Moodle.

Assim inscrevi-me no PBwiki (Peanut Butter Wiki, expressão americana que significa manteiga de amendoim, isto é, muito fácil) e que é relativamente simples. Veremos se será possível trabalhar com os alunos num wiki quando a grande maioria dos recursos está em Inglês, apesar de todo trabalho de edição posterior ser feito em Português. Tem algumas opções de escolha de língua, mas não parece que a tradução funcione sempre. Brevemente o PBWiki passará a dispor de botões para escolher fontes, justificação do texto, bullets, etc, como aqui no forum. Para já é preciso introduzir alguns códigos de formatação (standard de todas as Wikis), o que é bastante mais simples do que poderá parecer à primeira vista

Aqui está uma primeira experiência:
http://wiki5b.pbwiki.com/Ruas_de_Guimarães . Inclui este link/recurso no moodle da formação no tópico 14 do laboratório.

João Andresen

domingo, dezembro 03, 2006

OS WIKIS


O Interesse Pedagógico dos Wikis

Um Wiki é um software colaborativo que permite a edição colaborativa de documentos. A Wikipédia é um Wiki, o que significa que qualquer pessoa pode facilmente edi­tar qualquer texto e ver as mudanças instantaneamente aplicadas. Uma das caracter­ísticas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas.

1. A Tecnologia Wiki

As páginas wikis estão a aparecer como um espaço à parte na Internet e estão a ganhar cada vez mais importância no seio dos internautas, parecendo querer de­mocratizar-se. Esta tecnologia dá a possibilidade, a qualquer internauta, de editar qualquer página, assente na ideia de partilha e na liberdade de expressão. Wiki é uma palavra havaiana "wikiwiki" que significa "muito rápido" ou “informal”
O Wiki é um conjunto de páginas Web de edição aberta e colaborativa sem estrutura hierárquica à priori e ligadas entre si. O Wiki permite ao utilizador pôr conteúdos on-line com grande facilidade e rapidez bastando três etapas para pôr conteúdos on-line: 1) editar a página, 2) modificá-la e 3; gravá-la. As páginas podem ser redigidas colaborativamente e modificadas pelos elementos do grupo que utiliza o Wiki.
Vários espaços wikis estão disponíveis gratuitamente na Internet.


2. Como funciona?

Para a edição de páginas, o Wiki, permite com facilidade tratar da edição da página e da activação das ligações.

2.1.Como funciona a colaboração no seio de um Wiki?

Concretamente, cada página de um sítio oferece uma ligação "editar" no qualquer visitante pode clicar para modificar, agregar ou suprimir o conteúdo da página (em certos casos é pedido ao visitante que se registe).
Qualquer pessoa pode criar páginas novas, levando o site a crescer sem que um Webmaster o decida, mas simplesmente porque o utilizador o deseja.

2.2.O que se pode fazer com um Wiki?

No início do ano 2000, vários projectos tiraram partido dos wikis. Foi o caso da Wikipédia, uma enciclopédia permanente e colaborativa, que oferece aos internautas a possibilidade de participar nela, em função dos seus interesses e especialidade.O grande interesse popular da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal) , testemunha por si o interesse do conceito se nos lembrarmos que existe em mais ou menos 30 línguas diferentes. São milhões de pessoas a contribuir para a redacção dos seus artigos e melhoramentos permanentes das suas entradas.
O utilizador pode construir uma comunidade à volta de um interesse comum, partilhar as suas histórias e passatempos, criar uma galeria de fotos para os amigos e família, armazenar documentos e ficheiros para estarem acessíveis a todos, gerir um projecto ou equipa e muito mais.

3. Uma nova relação para novos usos.

As Wikis não são simples páginas Web, porque na essência, eles estabelecem uma relação particular entre os participantes. Apesar da facilidade que há em consultar uma página Wiki, o interesse do conceito provém da implicação que mantém com os leitores na edição de páginas. Cada visitante pode transformar-se, num simples clíque, num autor activo, excepto se o wiki estiver protegido.
Este carácter participativo, torna os Wikis uma vasta comunidade de contribuintes que mantém vivo um espaço de par­tilha e em constante evolução. O papel de cada um pode variar entre dar a opinião ou orientar as discussões, contradizer ou completar informações já antes publica­das.
Trata-se de uma nova forma de encarar o conhecimento, numa extraordinária rev­olução de partilha do conhecimento, deixando de estar na mão de alguns para pas­sar a estar ao alcance de todos. Pessoas vulgares podem partilhar informação. É um desafio, relativamente a um conceito tradicional de armazenamento da informação.
Forma híbrida de comunicação e do conteúdo on-line, os Wikis são ao mesmo tempo fóruns de discussão, blogues e páginas Web. Os Wikis têm tudo para se transformarem, ganharem em ergonomia e se tornarem ferramentas a utilizar pelos não-informáticos.

3. Um Wiki na Educação.

A profissão de professor é ao mesmo tempo individual, porque o professor está “só” e é autónomo na sua sala de aula, e colectiva porque o trabalho em equipa se torna incontornável nos dias de hoje.
Alguns professores começaram já a integrar as TIC na sua vida pessoal e profissional, começando activamente a manuseá-las na preparação das aulas, no seu acompan­hamento ou mais simplesmente como ferramenta, tal como os manuais ou o lápis. A simplicidade e a facilidade de utilização dos Wikis faz deles uma ferramenta apetecív­el aos olhos da classe docente, porque os Wikis estão orientados para o trabalho educativo e por permitirem estimular as trocas e favorecer a formação do saber.

A tecnolo­gia Wiki traz uma nova cultura de utilização da Web, sustentada no trabalho colaborativo

O texto desta postagem foi adaptado de Moura (2006), in “encontros sobre WebQuest”.


Apresenta-se a seguir alguns endereços de exemplos da tecnologia Wiki, a visitar e para experimentar:

http://ensam.jot.com/WikiHome de acesso e edição completamente livre.
http://www.writely.com/ de acesso restrito, exige registo no Google.
http://www.jotspot.com/ de acesso e edição completamente livre.

Ainda não explorados por mim:

http://www.wiki.com/
http://www.zohosheet.com/
http://www.zohowriter.com/
http://www.aprex.com.br/home.php
http://www.blinklist.com/
http://www.pbwiki.com/
http://www.rallypointhq.com/
http://info.abril.com.br/web20/


Eduardo