O Interesse Pedagógico dos WikisUm Wiki é um software colaborativo que permite a edição colaborativa de documentos. A Wikipédia é um Wiki, o que significa que qualquer pessoa pode facilmente editar qualquer texto e ver as mudanças instantaneamente aplicadas. Uma das características da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas.
1. A Tecnologia WikiAs páginas wikis estão a aparecer como um espaço à parte na Internet e estão a ganhar cada vez mais importância no seio dos internautas, parecendo querer democratizar-se. Esta tecnologia dá a possibilidade, a qualquer internauta, de editar qualquer página, assente na ideia de partilha e na liberdade de expressão. Wiki é uma palavra havaiana "wikiwiki" que significa "muito rápido" ou “informal”
O Wiki é um conjunto de páginas Web de edição aberta e colaborativa sem estrutura hierárquica à priori e ligadas entre si. O Wiki permite ao utilizador pôr conteúdos on-line com grande facilidade e rapidez bastando três etapas para pôr conteúdos on-line: 1) editar a página, 2) modificá-la e 3; gravá-la. As páginas podem ser redigidas colaborativamente e modificadas pelos elementos do grupo que utiliza o Wiki.
Vários espaços wikis estão disponíveis gratuitamente na Internet.
2. Como funciona?
Para a edição de páginas, o Wiki, permite com facilidade tratar da edição da página e da activação das ligações.
2.1.Como funciona a colaboração no seio de um Wiki?Concretamente, cada página de um sítio oferece uma ligação "editar" no qualquer visitante pode clicar para modificar, agregar ou suprimir o conteúdo da página (em certos casos é pedido ao visitante que se registe).
Qualquer pessoa pode criar páginas novas, levando o site a crescer sem que um Webmaster o decida, mas simplesmente porque o utilizador o deseja.
2.2.O que se pode fazer com um Wiki?No início do ano 2000, vários projectos tiraram partido dos wikis. Foi o caso da Wikipédia, uma enciclopédia permanente e colaborativa, que oferece aos internautas a possibilidade de participar nela, em função dos seus interesses e especialidade.O grande interesse popular da Wikipédia (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal) , testemunha por si o interesse do conceito se nos lembrarmos que existe em mais ou menos 30 línguas diferentes. São milhões de pessoas a contribuir para a redacção dos seus artigos e melhoramentos permanentes das suas entradas.
O utilizador pode construir uma comunidade à volta de um interesse comum, partilhar as suas histórias e passatempos, criar uma galeria de fotos para os amigos e família, armazenar documentos e ficheiros para estarem acessíveis a todos, gerir um projecto ou equipa e muito mais.
3. Uma nova relação para novos usos.As Wikis não são simples páginas Web, porque na essência, eles estabelecem uma relação particular entre os participantes. Apesar da facilidade que há em consultar uma página Wiki, o interesse do conceito provém da implicação que mantém com os leitores na edição de páginas. Cada visitante pode transformar-se, num simples clíque, num autor activo, excepto se o wiki estiver protegido.
Este carácter participativo, torna os Wikis uma vasta comunidade de contribuintes que mantém vivo um espaço de partilha e em constante evolução. O papel de cada um pode variar entre dar a opinião ou orientar as discussões, contradizer ou completar informações já antes publicadas.
Trata-se de uma nova forma de encarar o conhecimento, numa extraordinária revolução de partilha do conhecimento, deixando de estar na mão de alguns para passar a estar ao alcance de todos. Pessoas vulgares podem partilhar informação. É um desafio, relativamente a um conceito tradicional de armazenamento da informação.
Forma híbrida de comunicação e do conteúdo on-line, os Wikis são ao mesmo tempo fóruns de discussão, blogues e páginas Web. Os Wikis têm tudo para se transformarem, ganharem em ergonomia e se tornarem ferramentas a utilizar pelos não-informáticos.
3. Um Wiki na Educação.A profissão de professor é ao mesmo tempo individual, porque o professor está “só” e é autónomo na sua sala de aula, e colectiva porque o trabalho em equipa se torna incontornável nos dias de hoje.
Alguns professores começaram já a integrar as TIC na sua vida pessoal e profissional, começando activamente a manuseá-las na preparação das aulas, no seu acompanhamento ou mais simplesmente como ferramenta, tal como os manuais ou o lápis. A simplicidade e a facilidade de utilização dos Wikis faz deles uma ferramenta apetecível aos olhos da classe docente, porque os Wikis estão orientados para o trabalho educativo e por permitirem estimular as trocas e favorecer a formação do saber.
A tecnologia Wiki traz uma nova cultura de utilização da Web, sustentada no trabalho colaborativo
O texto desta postagem foi adaptado de Moura (2006), in “encontros sobre WebQuest”.Apresenta-se a seguir alguns endereços de exemplos da tecnologia Wiki, a visitar e para experimentar:http://ensam.jot.com/WikiHome de acesso e edição completamente livre.
http://www.writely.com/ de acesso restrito, exige registo no Google.
http://www.jotspot.com/ de acesso e edição completamente livre.
Ainda não explorados por mim:
http://www.wiki.com/http://www.zohosheet.com/http://www.zohowriter.com/http://www.aprex.com.br/home.phphttp://www.blinklist.com/http://www.pbwiki.com/http://www.rallypointhq.com/http://info.abril.com.br/web20/Eduardo